sábado, 20 de julho de 2013
sábado, 6 de julho de 2013
A Química do Champagne
O Champagne é o vinho espumante feito exclusivamente na região de Champagne, na França, é necessário que o vinho respeite regras bem definidas para ter esta denominação. Fora desta região, eles são chamados de espumantes ou de outros nomes. Espumante é o nome genérico para todo vinho que passa por duas fermentações, produzindo etanol
(CH3-CH2-OH) e dióxido de carbono (CO2).
Ele pode conter mais de 600 compostos químicos diferentes.
imagem
A primeira fermentação é a alcoólica, reação química que transforma os açúcares da uva em álcool.A segunda acontece quando são adicionados açúcares e leveduras, da qual resulta o dióxido de carbono, que se dissolve no líquido. Esta bebida obedece à Lei de Henry (A solubilidade de um gás dissolvido em um líquido é proporcional à pressão parcial do gás acima do líquido), ou seja, em uma garrafa fechada de champagne, o dióxido de carbono dissolvido no vinho está em equilíbrio com o gás entre a rolha e o líquido.
Ao abrir a garrafa o equilíbrio se desfaz, a pressão do gás acima do líquido diminui e a concentração do dióxido de carbono na bebida também diminui, formando as borbulhas.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Ludo Termoquímico!!!
Link de outro artigo de Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro.
Este artigo apresentará um jogo didático para introduzir conceitos de Termoquímica. Utiliza-se um tabuleiro
de um jogo conhecido como Ludo, mostrando a utilização de atividades lúdicas que pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à manipulação efetiva do conceito, além da melhora significativa do aspecto disciplinar em sala de aula.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Jogo Didático para ensino do conceito de equilíbrio químico!!
O Profº Márlon Herbert Flora Barbosa Soares foi quem proporcionou aos alunos da UFMT uma palestra de abertura, I semana acadêmica do curso de Licenciatura em química, no Campos Pontal do Araguaia/MT nos dias 17 a 21 de junho de 2013.
O artigo publicado "propõe um jogo didático que utiliza materiais de fácil aquisição, tais como bolas de isopor e caixas de papelão, para facilitar o entendimento do conceito de equilíbrio químico. Tal proposta se vale de um experimento executável em sala de aula com o objetivo de transportar, por analogia, os resultados obtidos no jogo para o conceito pretendido."
Jogos Interativos!!!
http://www.labvirtq.fe.usp.br/appletslista.asp?time=23:24:57
Assinar:
Comentários (Atom)