sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Química Forense!!!!




Falando um pouco da Química Forense

          Como o próprio nome indica, a química forense é a utilização/aplicação dos conhecimentos da ciência química aos problemas de natureza forense. Uma definição formal possível: É o ramo da química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender aspectos de interesse judiciário. Uma vez que as atividades em Química Forense constituem-se, no mais das vezes, na realização de análises, entendem alguns autores, entre estes Suzanne Bell (Bell,2006) que a química forense é, ou pode ser definida como, química analítica aplicada.
            Uma vez que o químico forense não tem como prever quais situações especificamente irá encontrar em um determinado dia de trabalho, restringir seus conhecimentos aos da química analítica é certamente um erro de Julgamento. Por exemplo, uma vez que com grande freqüência, fluidos de origem biológica são os corpos de prova, conhecimentos sólidos de química orgânica, incluindo-se ai a bioquímica, são certamente, fundamentais. Por outro lado, a fim de adequadamente avaliar o acerto ou não da aplicação de determinada técnica a determinado sistema/problema, conhecimentos básicos e atualizados de físico-química também são vitais.
            O papel do perito é estabelecido pelo código de processo penal no seu artigo 159, onde estabelece: os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitas por dois peritos oficiais.
            Tal determinação estabelece que as perícias sejam realizadas e assinadas, em regime de co-responsabilidade, por dois peritos, podendo ser considerada como não legal, portanto, a perícia realizada por apenas um profissional.  Cabe ao perito à identificação, coleta e/ou análise dos vestígios presentes em local de crime, sendo, portanto, de fundamental importância sua atuação, visto que, com freqüência, a presença ou ausência de uma determinada prova material pode ser a diferença entre resolver ou não um caso, prender ou não um criminoso.

Para quem quer se ingressar no ramo da Química Forense, ser um Perito, então a hora é agora!!!!


Divulgando: Saiu o edital da POLITEC - Perícia Técnico Científica do Estado de Mato Grosso.
Quer fazer o concurso? 

Confira o site    http://www.seguranca.mt.gov.br/indexOriginal.php?id=9580   e faça sua inscrição para o concurso a partir do dia 02 de setembro e vai até o dia 29. 



Foto: O Governo de Mato Grosso publicou, nesta terça-feira (27.08), edital de concurso público para contratação de 190 servidores para a Politec. Serão contratados de imediato 106 peritos criminais, 81 perito oficial médico legista e 3 peritos odontolegista. A remuneração inicial é de R$ 7.661,87. saiba mais em: http://www.seguranca.mt.gov.br/indexOriginal.php?id=9580


Confira nosso slide e desvende este crime!!!
Slide de acesso para desvendar o crime!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário